OLÁ , SEJAM BEM VINDOS HOJE É -

26 de jan. de 2011

A MUSCULAÇÃO E O SEDENTARISMO


Benefícios proporcionados pela musculação recreativa
No ambiente recreativo a musculação objetiva a diversão em geral, utilizando componentes lúdicos como elementos de atuação. Os principais benefícios proporcionados pela musculação recreativa e que auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos praticantes são: diminuição da tensão emocional (stress), aumento da interação social, maior dedicação ao período de lazer e diminuição do sedentarismo.


Diminuição do sedentarismo
Os níveis crescentes de sedentarismo observados na espécie humana parecem desempenhar um papel importante para a perda de desempenho orgânico. A grande maioria dos estudos realizados nesta área nos leva a acreditar que a ausência de atividade física gera um número bastante elevado de efeitos prejudiciais ao ser humano. Meller e Mellerowicz (1987) apontam alguns destes efeitos, entre os quais podemos destacar a atrofia muscular em virtude da inatividade, os vícios incorretos de postura, o maior acúmulo de gordura corporal, a hipertensão arterial, a diabetes e o envelhecimento físico precoce causado pela perda funcional de alguns órgãos. Perante isto, podemos afirmar veementemente que a qualidade de vida fica bastante comprometida em indivíduos de comportamento sedentário. A prática da musculação no ambiente recreativo, em virtude do seu componente lúdico, permite uma maior sensação de prazer durante sua realização, auxiliando na transformação do exercício físico em hábito e estilo de vida. O hábito se forma com a prática regular e prazerosa, provocando modificações comportamentais que levam à incorporação do movimento em substituição ao sedentarismo. Deste modo, as alterações fisiológicas provocadas pela inatividade física são anuladas e o indivíduo tende a apresentar uma melhoria orgânica que lhe garante a saúde e o bem estar.


Diminuição do stress
Vários estudos já comprovaram que as preocupações do dia-a-dia decorrentes da quantidade avassaladora de pressões e responsabilidades a que o ser humano é submetido estão diretamente relacionadas com a incidência de doenças ligadas ao sistema cardiovascular, tais como a hipertensão arterial e as doenças coronarianas. Fisiologicamente isto é explicado pelo aumento do grau de atuação do sistema nervoso simpático, produzindo constricção dos vasos sangüíneos periféricos e sobrecarregando a atividade cardíaca (Guyton, 1988). Por outro lado, pesquisas recentes demonstram que as atividades recreativas em geral, dentre as quais está a musculação recreativa, proporcionam diminuição do stress, facilitando a atuação do coração e deixando o indivíduo com menor probabilidade de adquirir doenças cardiovasculares. Esta diminuição se deve basicamente ao maior relaxamento físico e mental e também a melhoria do humor, provocadas pela recreação.


Aumento da interação social
O isolamento social é um dos fatores que contribuem para os comportamentos depressivo e degenerativo do ser humano. Neste ponto o idoso merece uma atenção toda especial, já que a prática da musculação recreativa representa um importante meio de convívio com outros praticantes, aumentando a sua autoestima e renovando o seu ciclo de amizades. Tudo isso lhe traz grande satisfação pessoal e uma melhoria bastante significativa em sua qualidade de vida.