OLÁ , SEJAM BEM VINDOS HOJE É -

1 de set. de 2010

O DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1º DE SETEMBRO


A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.


Formação no Brasil

Em princípio os profissionais de educação física tinham origem militar, mas atualmente existem escolas civis com preparação tão boa quanto institutos militares.
No Brasil, os profissionais da educação física têm no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades pertinentes a sua área de atuação.
Os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) são subdivisões do CONFEF nos estados e têm a função de fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física. Atualmente são treze CREFs, abrangendo todos os estados brasileiros.
Uma pessoa com bacharel em educação física caberá a atuação em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas com exceção da escola de educação brasileira.
A escola de educação básica é atendida por aqueles que tem o grau ou título de licenciatura em educação física. No entanto, esse título também habilita à atuação em ambientes não escolares, como clubes, academias, hospitais, etc.



.

Educação física e atividade física

A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física se refere ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A educação física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas.

SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN
Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.
O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)
CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º , em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002

Descrição:
O Discóbolo é uma escultura grega antiga, a qual representa um atleta helênico no ato que antecede o lançamento de um disco.
Origem e Desenvolvimento
O Discóbolo foi uma criação do escultor grego Myron, que realizou esta obra histórica no século V a.C.
Não existe mais a escultura original de Myron em bronze. Entretanto, existem muitas réplicas em mármore, produzidas principalmente na Itália e na Grécia.
Um dos escultores famosos das réplicas do Discóbolo de Myron é o italiano A. Santini.
Cronologia: 450 a.C. (século V a.C.)
Autor: Myrón de Eleuteras
Original: Existe muitas réplicas, comenta-se o original, copia romana estava na Itália e pertencia a Colección Townly, e se encontra no Museo Británico.
Outra versão é que a original esta no Museu: Museo de las Termas de Roma
Cidade: Roma - Itália
Características: em Bronze, 1,55 cm. altura
Estilo: Grego
Símbolo: Oficial dos Profissionais de Educação Física

Fontes:



LOGO_LOJA_icone.jpg

PAULO VELOSO
FUNDADOR NABBA PR/SC
VICE PRESIDENTE NABBA BRASIL
SECRETARIO MUNICIPAL DO ESPORTE PPS CURITIBA