OLÁ , SEJAM BEM VINDOS HOJE É -

6 de ago. de 2010

TREINAMENTO COM PESO (MUSCULAÇÃO)



Ao entrar em uma sala de musculação em qualquer academia, é possível encontrar adeptos de diferentes faixas etária. Os objetivos buscados também são os mais variados, como hipertrofia, definição de músculos e silhueta, melhora no condicionamento físico, entre muitos outros. Mas será que o esporte é mesmo o mais indicado para atingir todos estas finalidades?

O professor de musculação, Wladimyr Klingel, esclarece que "a musculação respeita a individualidade biológica de cada um, como força, resistência, flexibilidade e potência muscular", por isso pode ser praticada por qualquer pessoa. Ele afirma também que não existe contra-indicação, desde que o profissional conheça o eventual problema de saúde do praticante.Muitas pessoas têm um certo receio de praticar o esporte pelo mito do aumento de peso. A musculação, se feita regularmente e de modo correto, causa um aumento de massa e tônus (rigidez do músculo) muscular, o que leva à alteração de peso.

No entanto, o professor explica que é possível emagrecer mesmo assim. Isso ocorre porque "com o treino irá perder gordura e aumentar a massa magra que já existe", diz ele. Wladimyr explica ainda que, quanto mais músculos a pessoa tiver, mais energia consome, gastando assim, mais calorias ao realizar exercícios.

Comparando a musculação com exercícios aeróbicos, o professor explica que o gasto de calorias depende da intensidade de cada atividade. "Uma pessoa que está começando, irá fazer uma série de adaptação na musculação e uma caminhada de 30 minutos. Se analisarmos este fato, a caminhada teria um gasto calórico maior. Já em um treinamento mais avançado, seria a musculação", explica Wladimyr. O ideal para quem deseja emagrecer é intercalar a musculação com exercícios aeróbicos, como bicicleta e esteira.